Zhang Shuai da China comemora após a partida da segunda rodada feminina contra Aliaksandra Sasnovich, da Bielorrússia, no Torneio de Tênis Francês Open 2017 em Paris, França, em 31 de maio de 2017. Zhang Shuai venceu por 2-1. (Xinhua / Chen Yichen)
PARÍS, 31 de maio (Xinhua) - O chinês Zhang Shuai melhorou seu recorde anterior em sua oitava aparição no Aberto de França com uma vitória na segunda rodada, enquanto os campeões defensor Novak Djokovic e Garbine Muguruza seguiram caminhos diferentes para os últimos 32 berços aqui na quarta-feira .
Zhang, o único jogador das mulheres chinesas vivas no evento de singles, venceu Aliaksandra Sasnovich 6-2, 4-6, 6-3 em seu terceiro duelo. Ela conheceu Sasnovich duas vezes em torneios anteriores do Grand Slam, incluindo uma vitória em dois jogos no Australian Open este ano.
Dois jogadores empataram 1-1 no jogo, antes de Zhang ter derrotado três jogos seguidos por uma vantagem de 4-1. Outra ruptura ganhou uma vitória por 6-2 no primeiro set.
O bielorrusso ganhou os dois jogos de abertura no segundo set, enquanto Zhang fez uma resposta rápida para nivelar o placar. No entanto, Sasnovich montou em uma série de vitórias de três jogos para abrir caminho para o seu retorno ao jogo.
Zhang recuperou a vantagem no conjunto decisivo, e quando ela estava a um ponto da vitória, Sasnovich bateu um pobre revés, que foi governado fora pelo árbitro.
"Toda vez que eu jogo contra ela, eu preciso ser muito cuidadoso, porque ela é bastante resistente", disse Zhang sobre o desempenho de Sasnovich.
Zhang estabeleceu um choque de terceira rodada com a oitava semente Svetlana Kuznetsova, que também eliminou a francesa Oceane Dodin em três sets.
A dupla chinesa de Peng Shuai e Duan Yingying também gravaram um dia vitorioso durante sua primeira parceria no evento de duplas, ao superarem Varvara Lepchenko e Evgeniya Rodina 6-1, 7-5.
O campeão dos homens masculinos de 2016, Novak Djokovic, passou por João Sousa 6-1, 6-4 e 6-3 em pouco mais de duas horas, enquanto o seu homólogo em escolheiros Muguruza teve que vir de um set para gravar um 6-7 (4) 6-4, vitória 6-2 sobre Anett Kontaveit.
"Eu comecei um pouco mais nervoso e também foi por isso. Ela aproveitou suas chances. Ela estava jogando muito agressiva e muito precisa", disse Muguruza.
Outros jogadores masculinos, incluindo Rafael Nadal, Milos Raonic e Dominic Thiem, também encontraram sua posição nos últimos 32, mas o favorito local Jo-Wilfried Tsonga caiu de uma primeira rodada interrompida contra Renzo Olivo em 7-5, 6-4, 6 -7 (6), 6-4.
A semente feminina No. 11, Caroline Wozniacki, terminou um duplo bagel em apenas 52 minutos contra a qualificadora canadense Francoise Abanda, juntando-se à venus Williams da 10ª série e a sua seleção local, Kristina Mladenovic.
Petra Kvitova, que acabou de voltar de uma lesão na mão, interrompeu sua jornada em Roland Garros enquanto perdeu dois tie-break para Bethanie Mattek-Sands.