O presidente chinês, Xi Jinping, disse em 1º de abril que a China cooperaria com a comunidade internacional na abertura e busca de resultados ganha-ganha por meio da cooperação.
Xi fez as declarações durante uma reunião com Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, no Grande Salão do Povo em Pequim.
Atualmente, a economia mundial tem tido algum impulso positivo, mas muitos problemas enfrentados não foram resolvidos fundamentalmente, disse ele.
"As três contradições fundamentais, a saber, o momentum de crescimento global insuficiente, a governança econômica global atrasada e o desequilíbrio no desenvolvimento global, que, conforme assinalei em Davos no ano passado, ainda são proeminentes", disse Xi.
Xi disse que, recentemente, a tendência para a antiglobalização e o protecionismo se aqueceram, exacerbando os riscos e as incertezas da economia mundial.
"Há tantos problemas e desafios no mundo", disse ele. "Ainda é necessário responder através de consultas iguais e fortalecer a cooperação multilateral."
"A história provou repetidamente que o isolamento só pode levar a um beco sem saída, e somente com a abertura e a cooperação a estrada pode se tornar mais ampla e mais ampla.
"O grande país tem responsabilidade importante e especial na abertura. Como um país importante e responsável, a China terá um papel ativo em trazer perspectivas brilhantes, estáveis e promissoras para o mundo e fazer contribuições mais construtivas."
"As palavras devem ser seguidas por ações e ações devem ser tomadas com determinação", disse Xi, lembrando que foi um compromisso solene com o povo chinês e os povos do mundo.
Ao dizer que a cooperação da China com o FEM havia coincidido com o processo de reforma e abertura do país, Xi sugeriu que era necessário que ambos os lados mantivessem o ritmo e avançassem com os tempos, fortalecessem a cooperação e trabalhassem juntos na busca de novas forças motrizes para o mundo. crescimento econômico e encontrar propostas práticas e viáveis para enfrentar os desafios globais.
Schwab disse que o discurso de Xi na reunião anual do FEM no ano passado foi impressionante e altamente apreciado pelo mundo, e que seu discurso na cerimônia de abertura da Conferência Anual do BFA em 2018 também chamou a atenção mundial.
Referindo-se às propostas de Xi para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e construir uma economia mundial aberta, Schwab disse que "traçou um caminho para a cooperação entre países contra o pano de fundo que a globalização econômica e o sistema multilateral estão enfrentando desafios".
Ele disse que o FEM propôs promover a globalização econômica e o multilateralismo, e se opôs ao protecionismo e ao unilateralismo.
"O WEF se orgulha da cooperação com a China nos últimos 40 anos", disse Schwab.
Ele disse que o WEF está pronto para melhorar a cooperação de longo prazo com a China na promoção da Iniciativa Faixa e Estrada e desenvolvimento inovador.
Ele disse que espera que os dois lados possam fazer esforços conjuntos no fortalecimento do sistema de governança global e na busca de soluções para os problemas mundiais.