O processo começa quando o animal é abatido em um matadouro. A carne é retirada para processamento e os couros são rapidamente salgados. Se você nãoNão salgue a pele e mantenha-a úmida, ela começará a apodrecer e, assim que começar a apodrecer, estará acabada. A podridão destrói o grão, que é sem dúvida a parte mais importante do couro. Não há como reverter esse tipo de dano e muito pouco pode ser recuperado em couro bom. Quando os couros preservados chegam ao curtume, eles são colocados em uma casa de vigas. A casa das vigas é a instalação de armazenamento para os couros verdes.
A partir daí, os couros são colocados em um poço de calagem, que é exatamente o que parece. É um poço ou, nos tempos modernos, um tambor cheio de limão, e não estamos falando sobre as frutas. O limão é um produto químico muito potente e queima o cabelo das peles. Antigamente, os curtumes eram construídos em um rio para que pudessem despejar o velho limão usado no rio. Eventualmente, os rios estavam tão cheios de cal que o governo fechou a maioria dos curtumes nos Estados Unidos.
Muito poucos permanecem até hoje. O restante do processo de bronzeamento é bem direto. As peles são decapadas, colocadas em outro tambor de tanino o extrato da casca das árvores para serem curtidas, prensadas, classificadas e tingidas.
Com base no artesanato e no uso cuidadoso das técnicas tradicionais desenvolvidas ao longo dos séculos, o processo de curtimento de vegetais resulta em couro com aparência distinta e durabilidade incomparável. Uma das melhores características do couro curtido por vegetais é que ela desenvolve uma pátina ao longo do tempo com uso prolongado e exposição ao meio ambiente. Com base no artesanato e no uso cuidadoso das técnicas tradicionais desenvolvidas ao longo dos séculos, o processo de curtimento de vegetais resulta em couro com aparência distinta e durabilidade incomparável. Uma das melhores características do couro curtido por vegetais é que ela desenvolve uma pátina ao longo do tempo com uso prolongado e exposição ao meio ambiente. O couro curtido por vegetais também possui uma fragrância amadeirada distintamente doce e normalmente associada ao couro. Cada peça feita com este couro tem tons e nuances únicas, que são uma marca de genuinidade. A falta de consistência na cor e no tom não é um defeito. Em vez disso, é uma característica dos processos de bronzeamento natural. Os produtos feitos de couro curtido por vegetais incluem selas, coldres, cintos, carteiras, bolsas, sapatos e bolsas. Geralmente esse tipo de couro é rígido no começo, mas fica mais flexível com o tempo e o uso. O couro curtido a vegetais é mais caro que o couro cromado, devido à fabricação mais longa tempos e natureza artesanal do processo de bronzeamento. Isto's normalmente usado para produtos de alta qualidade.