Processos de produção de couro
- Autor:CaraFonte:www.walletamazon
- Solte em:2017-04-13
O processo de fabricação de couro é dividido em três subprocessos fundamentais: etapas preparatórias, bronzeamento e crostas. Todos os couros de verdadeiros passam por esses subprocessos. Um subprocesso ainda mais, a superfície do revestimento, pode ser adicionado na sequência do processo de couro, mas não todos os couros recebem tratamento de superfície. Uma vez que existem muitos tipos de couro, é difícil criar uma lista de operações que devem ser submetidos a todos os couros.
As etapas preparatórias são quando a hide\/pele está preparada para bronzeamento. Etapas preparatórias podem incluir: preservação, imersão, calagem, unhairing, consubstanciar, dividindo, reliming, descalcificantes, purga, desengraxe, frizing, branqueamento, decapagem e amolecimento.
Bronzeamento é um processo que estabiliza as proteínas da pele ou couro cru para não apodrecer, tornando-o adequado para uma ampla variedade de aplicações. A principal diferença entre couros crus e bronzeadas é que cru esconde seco para fora para formar um material duro, inflexível, que, quando rewetted (ou molhado-costas) putrefy, tempo bronzeada material seca de uma forma flexível que não se torne podre quando molhado-para trás.
Existem muitos métodos de bronzeamento e materiais. A escolha depende, em última análise a aplicação final para o couro. O material mais comum de bronzeamento é o cromo, o que deixa o couro curtido uma cor azul pálida (devido o crómio). Este produto é comumente chamado azul molhado. As peles, quando terminar a decapagem, são tipicamente entre pH 2.8 e 3.2. Neste ponto, trabalhadores de curtume carregar as peles em um tambor e mergulhe-os em um flutuador que contém o licor de bronzeamento. As peles Aproveite enquanto o cilindro gira lentamente sobre seu eixo, e o licor de bronzeamento penetra lentamente através da espessura total da barraca. Trabalhadores, periodicamente, cortar uma secção transversal de um hide e observam o grau de penetração. Uma vez que o processo atinge penetração mesmo, trabalhadores levantem lentamente o pH do flutuador em um processo chamado Basificação, que fixa o material para o couro de bronzeamento — e o material de bronzeamento mais fixada, do quanto maior o couro hidrotermal estabilidade e resistência à temperatura de encolhimento. PH de couro cromo-tanned é tipicamente entre pH 3,8 e 4,2.
Crostas é um processo que se afina, retans e lubrifica o couro. Muitas vezes inclui uma operação de coloração. Produtos químicos adicionados durante crostas devem ser fixados no lugar. Crostas culmina com uma operação de secagem e o amaciamento e podem incluir:SammyingDivisãoFazer a barbaRechromingNeutralizaçãoRetanagemTingiduraFatliquoringDe enchimentoRecheioDecapagemClareamentoFixandoConfiguraçãoDe secagemCondicionadoDe trituraçãoEstacarLustrando
Para alguns couros, trabalhadores aplicam um revestimento de superfície. Curtidores chamam este acabamento. Operações de acabamento podem incluir:De lubrificaçãoEscovarPreenchimentoImpregnaçãoLustrandoPulverizaçãoRevestimento de roloRevestimento por cortinaPolimentoChapeamentogravandoEngomadoria, engomar-pentear (para cabelo-na)VitrificaçãoTumbling